SAIBA O QUE É UMA MENSAGEM DE VETO E COMO ELA INTERFERE EM UM PROJETO DE LEI
- Equipe de Marketing JCM 2023
- 26 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

Para que uma lei seja sancionada ela precisa passar por um processo burocrático que começa dentro da Câmara Municipal de Boa Vista e, depois, segue para a prefeitura. Após os vereadores criarem os projetos de lei, eles são analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) que, ao dar parecer favorável, entra em votação no plenário por todos os vereadores.
Uma vez que o PL é aprovado pelos parlamentares, ele segue para a prefeitura, que pode vetar (rejeitar) ou sancionar (aceitar) a proposta. Ao analisar as matérias o prefeito veta por conta de irregularidade, como conflito com outras leis, problemas de viabilidade financeira ou inconstitucionalidade.
O veto a um PL serve para garantir que as leis sejam eficazes, justas e estejam de acordo com a legislação existente. Mas vale ressaltar que o prefeito em exercício não dá a palavra final ao vetar. O que ocorre é que o projeto de lei volta à câmara e os vereadores votam novamente para manutenção ou para a aprovação dele. Uma vez aprovado, o prefeito precisa promulgar.
Todo esse processo é responsável por fazer valer o direito e o dever de cada cidadão. As leis são criadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e fazer a cidade se desenvolver. É importante que cada um pratique a cidadania e acompanhe esse trabalho tão importante que reflete no nosso dia a dia.








Comentários